A terapia é um trabalho personalizado onde o terapeuta usa as técnicas para ajudar o paciente a trazer consciência sobre as diversas questões da vida, reconhecer suas dificuldades e criar condições para enfrenta-las, assumindo a responsabilidade pelas suas escolhas. Em muitos momentos nos encontramos confusos em nossa jornada com dificuldades de olhar para o nosso mundo interior e, no trabalho terapêutico, temos a possibilidade de entender o que sentimos, o que queremos e quem somos.
É uma modalidade de terapia de tempo e objetivos delimitados, focada na resolução de um problema específico, como por exemplo tomar uma decisão importante em nossa vida, trabalhar um tema específico de nossas relações interpessoais, solucionar um dilema bem delimitado. É um espaço onde um profissional neutro, empático e atento nos ajuda a analisar com imparcialidade, ponderar e pensar em possíveis medidas e soluções para o conflito focado.
Na adolescência lidamos com transformações corporais, psíquicas e de lugar na sociedade, buscando formular uma visão pessoal do mundo. A terapia pode ser um espaço para ajudar a entender essas mudanças, lidar com os possíveis conflitos que surgem, promover reflexões para as questões relacionadas a identidade sexual, bulling, namoro e decisões quanto a escolha da profissão etc.
Na vida adulta somos confrontados com os valores do mundo e com as dificuldades que podem surgir com os vários papeis que assumimos: trabalho, casamento, paternidade/maternidade etc. Precisamos descobrir os valores que procedem do nosso mundo interior e coloca-los em sintonia com as nossas atitudes. A terapia propicia essa oportunidade de saber: Quem sou? O que sinto? O que quero?
Em um casamento, progressivamente com a convivência, há o desgaste das idealizações do outro e o começo da percepção do parceiro em sua realidade. A vida com seus objetivos e cobranças influenciam o que acontece psicologicamente e podem surgir sentimentos contraditórios e confusos relacionados à vida conjugal. Na terapia de casal temos a possibilidade de reflexão e conscientização de nossos sentimentos, valores e das cobranças que fazemos aos nossos parceiros, em um espaço de neutralidade propiciado pela mediação feita pelo terapeuta.
A família é a matriz da nossa identidade, onde crescemos e aprendemos a lidar com o mundo, porém é um espaço que podemos ter dificuldades de comunicação e de saber qual é o nosso lugar, onde as regras podem não serem claras e surgir conflitos. A terapia de família propicia a oportunidade de percepção das interações familiares e seus desvios, ajudando a entender e modificar essa dinâmica.